Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Ex-segurança de Bin Laden recebe 1.116 euros mensais do governo alemão

Sami A., que vive na Alemanha há cerca de 20 anos, esteve nos campos de treino da Al-Qaeda em 2000. Depois de conhecerem o seu passado, autoridades alemãs decidiram não o deportar para a Tunísia, por não ser considerado um país seguro para migrantes deportados.

Ex-segurança de Bin Laden recebe 1.116 euros mensais do governo alemão
Notícias ao Minuto

20:24 - 24/04/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Alemanha

Um antigo segurança do ex-líder da Al-Qaeda Osama Bin Laden, a viver na Alemanha, tem recebido 1.116 euros de segurança social do governo alemão, uma vez que as autoridades não o podem extraditar para a Tunísia.

O homem, conhecido como Sami A., tem 42 anos e chegou à Alemanha há cerca de 20 anos. De acordo com o Washington Post, trabalhou com Bin Laden em 2000, no Afeganistão, onde recebeu treino nos campos da Al-Qaeda.

Cinco anos depois, o tunisino foi julgado em Düsseldorf, altura em que foi descoberto o seu passado. Em 2006, Sami A. fez um pedido de asilo, mas foi rejeitado. No entanto, também não foi deportado para a Tunísia porque, como explica a BBC, o país africano não é considerado um país seguro para onde os migrantes possam ser deportados.

Sami A. vive agora na cidade de Bochum com a mulher e os quatro filhos, tendo a obrigação de se apresentar regularmente às autoridades.

O facto de o ex-segurança de Bin Laden receber dinheiro do governo alemão gerou polémica depois de a denúncia ter sido feita pelo partido Alternativa para a Alemanha, de Extrema-Direita. Perante a denúncia, as autoridades alemãs confirmaram o caso e justificaram a situação de Sami A., cujo nome verdadeiro não é conhecido.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório