Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

"Locais tóxicos" limpos dois meses após envenenamento de Skripal

Soldados estão a focar-se em nove áreas que se acredita terem sido afetadas pelo gás tóxico novichok.

"Locais tóxicos" limpos dois meses após envenenamento de Skripal
Notícias ao Minuto

14:43 - 24/04/18 por Sara Gouveia

Mundo Reino Unido

Carrinhas do Exército dirigiram-se esta terça-feira para Salisbury, no Reino Unido, para iniciar os trabalhos de descontaminação, nas zonas consideradas tóxicas, depois de o ex-espião russo Sergei Skripal e a sua filha Yulia terem sido envenenados.

Cerca de dois meses depois do incidente, os soldados estão concentrados em nove áreas, as quais se acredita terem sido afetadas pelo gás nervoso novichok usado no ataque levado a cabo a 4 de março.

Dois grandes contentores de metais e um veículo militar foram descarregados no local.

Sergei, de 66 anos, e a filha Yulia, de 33, foram encontrados inconscientes num banco perto de casa depois do envenenamento.

A operação de descontaminação vai ser supervisionada pelo departamento do Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais, conta a Sky News, e é justificada pela probabilidade de locais específicos terem ficado com níveis de toxicidade elevados no seguimento do incidente.

"Nestas áreas pode haver altas concentrações que ainda estão por encontrar, mas já sabemos que em algumas delas se verificam realmente", disse um dos responsáveis do departamento.

A casa de Sergei Skripal vai ser o último local a ser descontaminado, pois ainda está sob investigação policial.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório