Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Presidente exonera embaixador angolano em Lisboa

O Presidente angolano, João Lourenço, exonerou hoje José Marcos Barrica do cargo de embaixador da República de Angola em Portugal, não tendo avançado oficialmente qualquer nome para o suceder.

Presidente exonera embaixador angolano em Lisboa
Notícias ao Minuto

13:50 - 23/04/18 por Lusa

Mundo Diplomacia

A informação consta de uma nota da Casa Civil do Presidente da República, enviada hoje à agência Lusa, indicando apenas que José Marcos Barrica "havia sido nomeado para as funções que agora cessam em abril de 2009".

Desde que assumiu o cargo de chefe de Estado angolano, em setembro, João Lourenço já exonerou e nomeou embaixadores para várias capitais.

A saída de José Marcos Barrica, antigo ministro da Juventude e dos Desportos, de 56 anos, acontece numa altura de tensão nas relações entre Angola e Portugal, devido ao processo Fizz, que está a julgar, em Lisboa, o ex-vice-Presidente da República angolana, Manuel Vicente.

Em janeiro, o Presidente angolano, João Lourenço, afirmou que as relações entre Portugal e Angola vão "depender muito" da resolução do processo de Manuel Vicente e classificou a atitude da Justiça portuguesa como "uma ofensa" para o seu país.

"Lamentavelmente [Portugal] não satisfez o nosso pedido, alegando que não confia na Justiça angolana. Nós consideramos isso uma ofensa, não aceitamos esse tipo de tratamento e por essa razão mantemos a nossa posição", enfatizou João Lourenço.

Para a defesa do ex-governante angolano, as questões relacionadas com Manuel Vicente deviam ser analisadas pela justiça angolana, apontando mecanismos previstos no Direito Internacional e nos Direitos internos em matéria de cooperação judiciária.

[Nota de correção: A fotografia que ilustrava esta notícia foi alterada. Por lapso nela constava  inicialmente Estevão Alberto, assessor da embaixada de Angola em Lisboa, e não o embaixador José Marcos Barrica]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório