Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Manifestantes anti-fascistas presos em marcha neo-nazi por terem máscaras

A polícia justificou as detenções com uma lei de 1951 que visava membros do KKK encapuzados. Ao mesmo tempo, neo-nazis que participavam na marcha tinha armas semi-automáticas, permitidas pela lei do estado da Georgia.

Manifestantes anti-fascistas presos em marcha neo-nazi por terem máscaras
Notícias ao Minuto

11:16 - 22/04/18 por Fábio Nunes

Mundo Estados Unidos

A polícia de Newnan, nos Estados Unidos, prendeu 10 manifestantes anti-fascistas durante uma marcha neo-nazi este sábado, segundo o Huffington Post. O motivo para a detenção? O facto de usarem máscaras.

Cerca de 400 polícias militarizados com coletes à prova de bala, capacetes e armas semi-automáticas acompanharam a marcha neo-nazi organizada pelo National Socialist Movement.

Como tem sido habitual em algumas destas marchas, que acontecem principalmente nos estados do sul dos Estados Unidos, grupos de contra-manifestantes anti-fascistas também marcam presença.

Foi o que aconteceu em Newnan e a polícia decidiu intervir logo. Avisaram que os protestantes com máscaras seriam presos se não as tirassem.

Os que se recusaram a tirá-las, foram presos. De acordo com Huffington Post, a dada altura um dos polícias chegou a apontar uma arma semi-automática aos contra-manifestantes, que estavam desarmados.

A polícia justificou as detenções com com uma lei de 1951 do estado da Georgia que considera ilegal o uso de máscaras. Ironicamente, a lei foi criada na altura para visar os membros do Ku Klux Klan, que surgiam na maioria das vezes encapuzados. No entanto, esta lei é raramente aplicada atualmente.

Na marcha dos neo-nazis não eram permitidos balões, por exemplo. Mas alguns dos participantes na marcha tinham armas semi-automáticas, algo permitido pela legislação da Georgia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório