Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

13 cartazes mostram o dinheiro que os políticos nos EUA recebem da NRA

A campanha foi lançada pelo Survivors Empowered, um grupo fundado pelos pais de uma das vítimas no tiroteio no cinema de Aurora.

13 cartazes mostram o dinheiro que os políticos nos EUA recebem da NRA
Notícias ao Minuto

09:59 - 22/04/18 por Fábio Nunes

Mundo Estados Unidos

Esta sexta-feira passaram 19 anos de um dos acontecimentos mais negros da história contemporânea dos Estados Unidos, o tiroteio na escola de Columbine, que provocou a morte a 13 pessoas. Vários estudantes saíram das salas de aula como forma de protesto contra a falta de controlo de armas nos Estados Unidos e, numa iniciativa inspirada no filme ‘Three Billboards Outside Ebbing, Missouri’ (‘Três Cartazes à Beira da Estrada’), o grupo Survivors Empowered comprou 13 cartazes a denunciar o dinheiro que políticos norte-americanos recebem da NRA.

A campanha chama-se ‘30 Billboards Outside Cowardly Incumbents’. Para já são apenas 13 cartazes, mas o grupo já está a angariar dinheiro para mais 17. Os cartazes estão espalhados por vários locais dos Estados Unidos como Alabama, Iowa ou Califórnia. Cada um deles mostra o nome do congressista local e o dinheiro que receberam da NRA.

O objetivo desta iniciativa é realçar a influência do lobby das armas junto dos políticos e pressionar os membros do congresso a cortarem as suas ligações à associação de armas.

Sandy Phillips é a fundadora do Survivors Empowered. Perdeu a sua filha de 24 anos no tiroteio num cinema de Aurora, Colorado, em 2012 e afirma não recear a NRA. “O que nos podem tirar? Já nos tiraram uma filha”, disse ao Huffington Post. “Muitos americanos não percebem como a NRA funciona e controla políticos. As pessoas perguntam como é que eles não agem. Bem, porque têm dinheiro da NRA nos bolsos”.

Todos os anos a NRA gasta milhões de dólares em campanhas para conseguirem aprovar legislação favorável às armas e travar leis para um maior controlo na circulação de armas. A associação investiu 30 milhões de dólares (cerca de 24,4 milhões de euros) na campanha de Trump para as presidenciais de 2016, de acordo com dados obtidos pelo Center for Responsive Politics.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório