Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Morreu Agnès, "o anjo branco" que enganou nazis para salvar soldados

Irmã Agnès-Marie morreu aos 103 anos de idade, esta quinta-feira. Foi agraciada com a Legião de Honra francesa.

Morreu Agnès, "o anjo branco" que enganou nazis para salvar soldados
Notícias ao Minuto

21:15 - 21/04/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo França

Morreu a irmã Agnès-Marie Valois, uma freira condecorada pela França e pelo Canadá por ter ajudado soldados canadianos feridos durante a Segunda Guerra Mundial. Agnès Cécile Marie-Madeleine Valois, nascida a 30 junho de 1914, morreu na última quinta-feira aos 103 anos de idade, mas a sua morte só foi anunciada este sábado, diz o Le Monde.

A irmã Agnès-Marie, como era conhecida, foi apelidada de “o anjo branco” pelos soldados que salvou, durante o ataque frustrado da forças aliadas na cidade francesa de Dieppe. O exército de seis mil homens, na sua maioria canadianos, que tentou reconquistar Dieppe das forças alemãs foi dominado e obrigado a retirar-se, com mais de mil homens a serem abatidos.

Parte de um grupo de dez enfermeiras chamadas a tratar dos soldados feridos, Agnès destacou-se por ter enfrentado soldados nazis e por ter persuadido oficiais alemães a deixá-la tratar soldados feridos. Enquanto o fazia, roubava rações de comida para alimentar as tropas aliadas.

Estas ações fizeram com que fosse agraciada com a medalha da Legião de Honra, a maior distinção entregue por França. Era também presença habitual nas datas comemorativas da batalha, onde se reunia com os homens que tinha ajudado a salvar.

Notícias ao MinutoIrmã Agnès-Marie Valois© Reprodução

Recomendados para si

;
Campo obrigatório