Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Primeiro-ministro arménio pede diálogo a chefe da contestação

O ex-presidente da Arménia, Serge Sarkissian, recentemente nomeado primeiro-ministro, pediu hoje "diálogo político" ao chefe da contestação Nikol Pachinian, que lhe respondeu que só queria ouvir falar sobre a sua partida.

Primeiro-ministro arménio pede diálogo a chefe da contestação
Notícias ao Minuto

12:42 - 21/04/18 por Lusa

Mundo Arménia

No nono dia de mobilizações contra a nomeação do primeiro-ministro arménio, Sarkissian declarou que está "muito preocupado com o desenvolvimento dos acontecimentos políticos internos".

"Para evitar consequências irreversíveis, peço ao deputado Nikol Pachinian para se sentar à mesa do diálogo político e da negociação", afirmou Sarkissian.

Pachinian respondeu rapidamente que estava pronto para debater, mas "apenas sobre as condições da partida" do seu adversário, segundo as agências de notícias.

Cerca 30.000 pessoas, segundo os jornalistas no local, manifestaram-se na sexta-feira em Ierevan, onde a polícia fez 230 interpelações.

O deputado Nikol Pachinian, de 42 anos, que lidera a contestação, é um antigo jornalista e um opositor de longa data que esteve brevemente na prisão depois de ter liderado movimentos de protesto contra Serge Sarkissian em 2008, dos quais resultaram 10 mortos.

Os contestatários acusam Serge Sarkissian, que acaba de concluir o segundo mandato presidencial, de se agarrar ao poder ao fazer-se eleger para primeiro-ministro pelos deputados.

Como a Constituição proíbe mais de dois mandatos presidenciais, Sarkissian adotou em 2015 uma reforma controversa que dá o essencial do poder ao primeiro-ministro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório