Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Youtuber espanhol arrisca cadeia por humilhar sem-abrigo em vídeo

ReSet ganhou mais de dois mil euros com publicidade à conta de vídeo, entretanto apagado.

Youtuber espanhol arrisca cadeia por humilhar sem-abrigo em vídeo
Notícias ao Minuto

17:52 - 20/04/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Barcelona

Foi em janeiro de 2017 que aconteceu. Mas só agora jchegaram as consequências legais.

ReSet é o nome de youtuber usado por Kanghua Ren, um jovem de 20 anos natural de Barcelona e que está a contas com a justiça por uma partida filmada em que humilhou um sem-abrigo, reporta o El Pais.

O jovem pegou numa pacote de bolachas da marca Oreo, tirou o creme e substituiu por pasta de dentes. Depois, entregou-as a um sem-abrigo, de origem romena, de 52 anos.

Além de ter filmado tudo e partilhado no YouTube, o jovem surgia ainda a divertir-se às custas do sem-abrigo. "Há que olhar para o lado positivo: isto vai ajudá-lo a lavar os dentes. Creio que não os lava desde que ficou pobre".

O vídeo causou indignação. O jovem tentou depois retratar-se e até subornar o homem para que este não falasse do assunto, mas acabou mesmo por ser identificado. Na altura, ganhou mais de dois mil euros com a publicação do vídeo.

Mas o vídeo, que acabou por ser eliminado da internet, pode ficar ainda mais caro. O jovem vai mesmo a tribunal pelo caso e arrisca pagar uma multa de 30 mil euros por danos morais e ainda uma pena que pode ir até dois anos de cadeia.

Às autoridades, e com a ajuda de um tradutor, o sem-abrigo revelou que vomitou à conta da partida do jovem. Além disso revelou que, entre a partida e as visitas posteriores deste para tentar retratar-se e abafar o caso, chegou a temer pela vida.

De referir também que mais de dez mil pessoas já assinaram uma petição (entretanto encerrada) para terminar com o canal de YouTube do jovem.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório