Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Admitida fuga de 300 toneladas de água radioactiva

A operadora da central nuclear de Fukushima admitiu hoje que cerca de 300 toneladas de água radioactiva verteram para fora dos tanques utilizados para armazenar o líquido usado no arrefecimento dos reactores da fábrica.

Admitida fuga de 300 toneladas de água radioactiva
Notícias ao Minuto

07:17 - 20/08/13 por Lusa

Mundo Fukushima

Numa conferência de imprensa realizada horas depois de operários terem detectado poças de água junto aos tanques de arrefecimento, a Tokyo Electric Power (TEPCO) explicou que a quantidade de água vertida é bastante superior aos 120 litros inicialmente estimados.

Também precisou que foram detectados materiais na água vertida que emitem radiação beta, com uma leitura extremadamente alta de 80 milhões de becqueréis por litro.

Em declarações recolhidas pela agência Kyodo, um porta-voz da central eléctrica acrescentou que a água deverá ter-se infiltrado no solo e que deve ser investigada a origem da fuga.

Não obstante, a Autoridade de Regulação Nuclear (NRA) pediu um estudo mais exaustivo, por recear que a água possa ter seguido para o mar, frente à central.

No passado dia 07 de agosto a NRA advertiu que cerca de 300 toneladas de água radiactiva são vertidas diariamente para o mar, a partir do subsolo, pelo que a TEPCO tomou medidas como a construção de um muro isolante subterrâneo e remoção do líquido através de bombas de extracção.

Além disso, juntamente com o Governo, que decidiu envolver-se para resolver o problema, contempla outras soluções, tais como o congelamento do solo ao redor dos relatores para bloquear a passagem de água.

Fukushima foi o epicentro da maior crise nuclear depois de Chernobyl, em 1986.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório