Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Trump falou com Comey sobre prender jornalistas e das prostitutas russas

O Departamento de Justiça norte-americano divulgou os registos de James Comey das suas conversas com o presidente.

Trump falou com Comey sobre prender jornalistas e das prostitutas russas
Notícias ao Minuto

12:04 - 20/04/18 por Fábio Nunes

Mundo Revelação

Desde o ano passado que já se sabia que o antigo diretor do FBI, James Comey, tinha mantido um registo das conversas que teve com Donald Trump até ao momento em que foi demitido em maio. Os sete encontros entre Comey e Trump ficaram assim compilados em 15 documentos, que foram divulgados esta quinta-feira pelo Departamento da Justiça norte-americano.

James Comey justificou a necessidade de anotar as conversas que manteve com Trump por acreditar que “podia chegar o dia em que iria precisar de um registo do que aconteceu” para se defender mas também defender o FBI.

A revelação da investigação do FBI a potenciais ligações entre a campanha de Trump e a Rússia. Trump mostrou-se desconfortável com a investigação, mas fê-lo, por vezes, com comentários que Comey não esperava. Numa conversa datada de fevereiro de 2017, Trump partilhou com o antigo diretor do FBI uma afirmação de Putin. “Temos algumas das mais belas prostitutas do mundo”, terá dito o líder russo a Trump, isto apesar de o presidente norte-americano negar repetidamente alegações de envolvimento com prostitutas em Moscovo.

Outros registos de James Comey referem que Trump questionou como poderia prender jornalistas ou perseguir pessoas que tivessem divulgado informações suas.

O presidente também tentou que o FBI desistisse da investigação a Michael Flynn. Num dos registos, Comey revela que durante um jantar na Casa Branca Trump apontou os dedos à cabeça e disse-lhe que o seu conselheiro de segurança nacional na altura tinha “sérios problemas de julgamento”.

Como se sabe Michael Flynn foi despedido no dia 13 de fevereiro. Um dia depois, Trump voltou a reunir-se com Comey e encorajou-o a desistir da investigação a Flynn, alegando que este era uma boa pessoa. Convém realçar que Michael Flynn admitiu ter mentido ao FBI e está agora a colaborar com o procurador-especial Robert Mueller na investigação às ligações russas à campanha de Trump para as presidenciais de 2016.

Donald Trump reagiu no Twitter à divulgação dos registos de Comey e afirma que estes “demonstram claramente que não houve conluio nem obstrução” à justiça. Lamenta ainda que a vida de Michael Flynn seja “totalmente destruída enquanto o Shadey (manhoso) James Comey pode divulgar e mentir e fazer muito dinheiro com um livro de terceira categoria (que nunca deveria ter sido escrito). É assim que a vida na América deve funcionar? Não acho!”.

James Comey está nesta altura a promover o seu livro ‘A Higher Loyalty’.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório