Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Vulcão de ilha japonesa entra em erupção pela primeira vez em 250 anos

Um vulcão na ilha japonesa Kyushu, adormecido há 250 anos, entrou em erupção na quinta-feira, forçando as autoridades a estender a zona de exclusão à volta da montanha devido à queda de cinzas e rochas vulcânicas.

Vulcão de ilha japonesa entra em erupção pela primeira vez em 250 anos
Notícias ao Minuto

10:37 - 20/04/18 por Lusa

Mundo Kyushu

O vulcão Io Yama, de 1.300 metros de altura, situado no ponto meridional da maior ilha de Kyushu, no sul do Japão, expeliu na quinta-feira nuvens de fumo e rocha, na sua primeira erupção desde 1768.

De acordo com a Agência Meteorológica do Japão, as erupções abrandaram na manhã de sexta-feira, mas estendeu-se a zona de exclusão devido à queda de cinzas e rochas vulcânicas.

O vulcão faz parte da cadeia montanhosa de Kirishima, na principal ilha de Kyushu, no sul do Japão, a cerca de 1.000 quilómetros de Tóquio.

O Japão situa-se no chamado Círculo de Fogo do Pacífico e tem 110 vulcões ativos.

Em janeiro, um elemento do exército morreu e outras 11 pessoas ficaram feridas, algumas em estado crítico, quando o vulcão Kusatsu-Shirane largou pedras em direção a esquiadores num resort no centro do Japão.

Dois meses depois, Shinmoedake, um vulcão situado na cordilheira de Kirishima, à semelhança de Io Yama, lançou fumo e cinzas a milhares de metros de altitude.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório