Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

México aprova reforma que retira imunidade ao Presidente da República

A câmara de deputados mexicana aprovou hoje, por unanimidade, a reforma constitucional para suprimir privilégios, como a imunidade, dos servidores públicos, incluindo do Presidente da República, que permitirá que sejam julgados como quaisquer outros cidadãos, adiantou a EFE.

México aprova reforma que retira imunidade ao Presidente da República
Notícias ao Minuto

23:51 - 19/04/18 por Lusa

Mundo Constituição

O documento, que deverá ser aprovado pelo Senado e por pelo menos 17 dos 32 congressos estaduais do país, recebeu o apoio dos 370 deputados presentes na sessão, dos 500 que formam o órgão legislativo.

A iniciativa parlamentar modifica oito artigos da Constituição do México para eliminar a imunidade processual do Presidente da República, ministros, governadores, deputados, senadores, magistrados e cargos locais.

As pessoas que ocupam estes cargos estarão sujeitas às mesmas condições processuais que qualquer cidadão mexicano, exceto no que diz respeito à prisão preventiva.

Os servidores públicos também não vão poder ser afastados dos cargos até que a sentença seja confirmada em tribunal.

Segundo a Constituição, até agora o Presidente do país só pode ser acusado por traição à pátria e delitos graves de ordem comum enquanto estiver no exercício do cargo.

A reforma vai permitir que o Presidente da República possa ser destituído do cargo se o órgão legislativo federal o aprovar por maioria qualificada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório