Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Homem morre atingido a tiro em manifestação da oposição no Haiti

Um homem morreu hoje, atingido em tiro em circunstâncias ainda por apurar, em Delmas, na capital do Haiti, durante uma manifestação convocada pela oposição ao Governo do país e contra a corrupção, informou a EFE.

Homem morre atingido a tiro em manifestação da oposição no Haiti
Notícias ao Minuto

22:32 - 19/04/18 por Lusa

Mundo Delmas

Centenas de pessoas saíram hoje à rua para protestar contra o Governo e contra a corrupção, especialmente na administração dos fundos, entre 2008 e 2016, da Petrocaribe, uma aliança entre alguns países das Caraíbas e a Venezuela para compra de petróleo venezuelano em condições preferenciais.

Moise Jean-Charles, da Plataforma dos Filhos de Dessalines -- Dessalines liderou a revolução haitiana, proclamou a independência do país a 01 de janeiro de 1804 e foi o seu primeiro governante --, acusou agentes da polícia da morte do homem atingido a tiro, afirmando, em declarações à imprensa, que estes "dispararam contra a marcha", ainda que fosse pacífica.

O dirigente político da oposição criticou o comportamento da polícia, a quem acusou de "operar como milícia do Governo".

"Estamos nas ruas (...) e vamos continuar nas ruas até que [o presidente] Jovonel Moise respeite a lei e haja justiça para o país".

O também ex-candidato presidencial acusou Moise e os "seus amigos" do anterior Governo de Michel Martelly de desviar fundos da Petrocaribe.

A maioria parlamentar pediu ao presidente que mude alguns dos seus ministros, face à falta de resultados da administração.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório