Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 17º

Inundações na China provocam mais de 100 mortos

As graves inundações no noroeste da China e as chuvas torrenciais no sul do país causaram mais de cem mortos, milhares de desalojados e enormes prejuízos, anunciou o Ministério chinês da Proteção Civil.

Inundações na China provocam mais de 100 mortos
Notícias ao Minuto

14:37 - 19/08/13 por Lusa

Mundo Chuva

Segundo este ministério, este temporal, que irá continuar nos próximos dias, matou 105 pessoas e outras 115 estão desaparecidas.

Nas províncias de Heilongjiang e Liaoning, situadas no extremo nordeste, registaram-se até hoje 72 vítimas mortais e uma centena de desaparecidos, depois de vários rios terem saído das margens e inundarem municípios inteiros.

A maioria das vítimas eram residentes da localidade de Fushun, situada em Lianing - a província que conta com mais falecidos -, onde centenas de casas do município ficaram submersas depois de terem caído cerca de 400 milímetros de precipitação em apenas 24 horas.

Estas chuvas torrenciais provocaram também o corte do tráfico ferroviário, o encerramento de várias estradas e a interrupção do fornecimento de energia na cidade.

As abundantes chuvas fizeram subir perigosamente o caudal dos três principais rios da zona (Amur, Songhua e Ussuri), que transbordaram nalgumas zonas e destruíram ou danificaram gravemente cerca de 50 mil casas nas três províncias, segundo as autoridades.

O número de deslocados superou as 300 mil pessoas e o dos que sofreram prejuízos é de cerca de 3,7 milhões, segundo dados publicados pela agência Xinhua.

Segundo as previsões meteorológicas, espera-se que outras duas frentes de chuvas cheguem à região esta semana, o que dificultará as tarefas de resgate e de ajuda que estão a ser realizadas por dezenas de milhares de voluntários e soldados do Exército de Libertação Popular (ELP).

As regiões do nordeste da China são, no verão, as principais produtoras de cereais do país, pelo que se teme que as inundações prejudiquem as colheitas e a produção de cereais num momento decisivo para o abastecimento desses alimentos durante os meses de outono.

O primeiro-ministro, Li Keqiang, pediu mais esforços para aliviar a seca e prevenir inundações, assegurando que reforçará a recuperação da produção agrícola depois dos desastres meteorológicos e dará "apoio fiscal" aos produtores atingidos.

Ao mesmo tempo que o nordeste do país sofre as suas piores inundações em décadas, como é sublinhado pela imprensa local, as chuvas não dão tréguas aos habitantes do sul, que ainda sofrem com os efeitos do tufão Utor, que afetou as províncias de Cantão e Guangxi, fazendo até agora 33 mortos e 10 desaparecidos, além de 320 deslocados.

Espera-se que hoje algumas zonas de Guangxi registem quantidades de 100-110 milímetros, mas prevê-se que a chuva diminua nos próximos dias e que mude na direção oeste, para as províncias de Guizhou e Yunnan.

Enquanto isso, o centro e o leste da China neste verão vivem sob uma grande onda de calor, que causou a morte de 31 pessoas até agora neste mês.

Segundo as previsões, as temperaturas atingirão recordes durante os próximos três dias ao longo dos rios Yangtzé e Huai, especialmente nas áreas do sul das províncias de Sichuan e Chongqing.

Os termómetros ultrapassaram os 35 graus na maior parte das regiões afetadas, com um máximo de até 39 e 40 graus.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório