Meteorologia

  • 24 ABRIL 2018
Tempo
18º
MIN 18º MÁX 18º

Edição

Presidente do parlamento sublinha laços "profundos" entre com Portugal

A presidente do parlamento espanhol, Ana Pastor, saudou hoje a ida do "Presidente da irmã República Portuguesa" às Cortes espanholas, sublinhando os "profundos" laços históricos e culturais entre os dois países ibéricos.

Presidente do parlamento sublinha laços "profundos" entre com Portugal
Notícias ao Minuto

18:45 - 17/04/18 por Lusa

Mundo Espanha

"A proximidade das nossas nações vai muito além da sua proximidade geográfica, e compreende e valoriza os profundos laços históricos e culturais que imprimem um espírito comum ao ser português e espanhol", disse Ana Pastor.

A presidente do parlamento discursou na sessão conjunta das duas câmaras das Cortes espanholas (Congresso dos Deputados e Senado) que hoje se reuniram em sessão plenária conjunta para receber Marcelo Rebelo de Sousa no segundo dia da sua visita de Estado a Espanha.

Ana Pastor sublinhou o paralelismo da evolução história dos dois países desde a época dos descobrimentos até ao processo de democratização e a adesão à União Europeia.

"Espanha e Portugal partilham hoje uma mesma visão e o mesmo compromisso que os orientou na construção de sociedades vigorosas", realçou a presidente do parlamento durante o discurso com várias passagens em português.

O encerramento da sessão nas Cortes ficou marcado, depois do discurso de Rebelo de Sousa, por cerca de vinte deputados e senadores espanhóis, na sua maioria independentistas catalães, que cantaram de surpresa a música "Grândola Vila Morena".

Depois de ter sido recebido nas Cortes Gerais, o Presidente da República visitou, acompanhado pelo rei de Espanha, a exposição "Pessoa. Toda a Arte é uma forma de Literatura" no museu Rainha Sofia de Madrid.

Marcelo Rebelo de Sousa e Felipe VI pararam e apreciaram mais longamente duas obras expostas: o retrato de Fernando Pessoa pintado por Almada Negreiros em 1964 e o "Mercado Auminho" pintado por Sonia Delaunay.

A visita de Estado do Presidente português termina na quarta-feira com uma deslocação a Salamanca.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.