Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Um dos candidatos a mayor no Japão é... um robot

A candidata promete "justiça e equilíbrio" para todos os residentes.

Um dos candidatos a mayor no Japão é... um robot
Notícias ao Minuto

17:07 - 17/04/18 por Sara Gouveia

Mundo Eleições

Um robot foi nomeado para concorrer às eleições de mayor em Tóquio. A candidata, que aparenta ter aspeto feminino e corpo prateado, tem inteligência artificial e promete ser "justo e equilibrado" para todos os seus constituintes.

A eleição em Tama City conta com vários políticos locais importantes, bem como com a candidata robótica.

De acordo com a lei atual um robot não pode candidatar-se a eleições, mas por de trás da candidatura está Michihito Matsuda, que já se candidatou várias vezes ao lugar, sem sucesso. Desta vez com apoios de peso, Tetsuzo Matsuda, o vice-presidente da Softbank e Norio Murakami, antigo representante da Google no Japão.

Matsuda espera assim ter melhores resultados do que nos anos anteriores e a robot tem feito campanha como os restantes - aparece em posters, carrinhas e tem slogans. Os posters espalhados pela cidade mostram-na a sorrir e a prometer a mudança na cidade.

De forma a cumprir as promessas, o homem por detrás da android diz que a candidata vai analisar as petições apresentadas de forma estatística para avaliar os pontos negativos e positivos que o seu efeito pode ter.

"Deixem a inteligência artificial determinar as políticas da cidade ao reunir dados, assim podemos ter uma visão política bem definida", disse Michihito num discurso citado pelo Otaquest.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório