Meteorologia

  • 17 AGOSTO 2018
Tempo
20º
MIN 19º MÁX 20º

Edição

Aliado de Erdogan pede eleições antecipadas na Turquia

O líder do partido ultranacionalista da Turquia, aliado do Presidente Recep Tayyip Erdogan, pediu esta terça-feira a antecipação para agosto de 2018 das eleições presidenciais e legislativas previstas para novembro de 2019.

Aliado de Erdogan pede eleições antecipadas na Turquia
Notícias ao Minuto

12:15 - 17/04/18 por Lusa

Mundo Ancara

Pouco depois, o vice-primeiro-ministro e porta-voz do Governo turco, Bekir Bozdag, disse que o partido no poder, o AKP, vai avaliar uma possível antecipação das eleições.

Segundo observadores, eleições antecipadas permitiriam a Erdogan capitalizar a popularidade que obteve com a ofensiva militar turca no norte da Síria e evitar uma deterioração da economia, que começa a mostrar sinais de dificuldades.

"Nas atuais condições, é impossível para a Turquia esperar por 3 de novembro de 2019", disse hoje o líder do Partido de Ação Nacionalista (MHP), Devlet Bahçeli, numa reunião com o seu grupo parlamentar em Ancara.

"O mais razoável é o povo turco ir às urnas a 26 de agosto de 2018 para eleições presidenciais e legislativas", acrescentou o líder nacionalista, que já fechou um acordo com Erdogan com vista às próximas eleições.

A Turquia assinala a 26 de agosto o aniversário da Batalha de Manzikert, em 1071, que marca a entrada dos turcos na Anatólia depois da vitória do sultão seljúcida Alp Arslan sobre as forças bizantinas.

As próximas eleições presidenciais e legislativas são decisivas, porque marcam a entrada em vigor da maioria das medidas de reforço das competências do Presidente, adotadas no referendo constitucional de abril de 2017.

Ao abrigo das novas regras, Erdogan, primeiro-ministro entre 2003 e 2014 e Presidente desde então, pode candidatar-se a mais dois mandatos na presidência de cinco anos cada.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.