Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Aliado de Erdogan pede eleições antecipadas na Turquia

O líder do partido ultranacionalista da Turquia, aliado do Presidente Recep Tayyip Erdogan, pediu esta terça-feira a antecipação para agosto de 2018 das eleições presidenciais e legislativas previstas para novembro de 2019.

Aliado de Erdogan pede eleições antecipadas na Turquia
Notícias ao Minuto

12:15 - 17/04/18 por Lusa

Mundo Ancara

Pouco depois, o vice-primeiro-ministro e porta-voz do Governo turco, Bekir Bozdag, disse que o partido no poder, o AKP, vai avaliar uma possível antecipação das eleições.

Segundo observadores, eleições antecipadas permitiriam a Erdogan capitalizar a popularidade que obteve com a ofensiva militar turca no norte da Síria e evitar uma deterioração da economia, que começa a mostrar sinais de dificuldades.

"Nas atuais condições, é impossível para a Turquia esperar por 3 de novembro de 2019", disse hoje o líder do Partido de Ação Nacionalista (MHP), Devlet Bahçeli, numa reunião com o seu grupo parlamentar em Ancara.

"O mais razoável é o povo turco ir às urnas a 26 de agosto de 2018 para eleições presidenciais e legislativas", acrescentou o líder nacionalista, que já fechou um acordo com Erdogan com vista às próximas eleições.

A Turquia assinala a 26 de agosto o aniversário da Batalha de Manzikert, em 1071, que marca a entrada dos turcos na Anatólia depois da vitória do sultão seljúcida Alp Arslan sobre as forças bizantinas.

As próximas eleições presidenciais e legislativas são decisivas, porque marcam a entrada em vigor da maioria das medidas de reforço das competências do Presidente, adotadas no referendo constitucional de abril de 2017.

Ao abrigo das novas regras, Erdogan, primeiro-ministro entre 2003 e 2014 e Presidente desde então, pode candidatar-se a mais dois mandatos na presidência de cinco anos cada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório