Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Este cartoon com quase 100 anos poderá ser o primeiro meme de sempre

Afinal, o meme não nasceu com as redes sociais. Cartoon de 1921 poderá ser o primeiro meme de sempre.

Este cartoon com quase 100 anos poderá ser o primeiro meme de sempre
Notícias ao Minuto

11:03 - 17/04/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Banda Desenhada

O meme já faz parte da cultura atual, pelo menos da cultura online. Para os mais céticos, saiba-se que existe até definição no dicionário britânico: “um elemento de uma cultura ou sistema de comportamento passado de um indivíduo para outro por imitação ou outro meio não-genético; uma imagem, vídeo, pedaço de texto, etc., tipicamente humorístico, que é copiado e espalhado rapidamente pelos utilizadores da internet, muitas vezes com pequenas variações”.

Para quem estiver confuso com a primeira parte da definição, saiba que a origem do termo está num livro de Richard Dawkins, ‘O Gene Egoísta’ (1976). Meme, determinou Dawkins, é o ‘gene da memória’, ou seja, a sua unidade mínima (como o gene na genética).

Isto para dizer que não é fácil dizer quem inventou o meme. Mas o meme como o conhecemos atualmente poderá não ser, afinal, completamente ‘millennial’.

Poderia ser fácil ligar a sua criação à das redes sociais mas, de acordo com o Independent, não terá sido assim. Uma revista satírica dos anos 20, chamada ‘Judge’, incluía banda desenhada que se assemelha àquilo que atualmente entendemos como meme.

“Como achas que ficas quando uma fotografia é tirada”. “Como realmente ficas”

O desenho acima é o melhor exemplo para comparar ao meme. Um cartoon com duas versões distintas da mesma pessoa, atendendo a normas sociais ou perceções culturais. A imagem tem sido partilhada no Twitter e no Tumblr e foi publicada em julho de 1921.

Abaixo, alguns memes para relaxar um pouco:

I can never listen to Michael Jackson’s Beat It again. (Follow @alexmakesfunnystuff for music advice) • • • #memes #haha #applemusic #spotify #music

Uma publicação partilhada por Alex Griswold (@alexmakesfunnystuff) a 21 de Jan, 2018 às 9:45 PST

Recomendados para si

;
Campo obrigatório