Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Solução para excesso de plástico pode ter sido encontrada sem querer

Os cientistas desenvolveram acidentalmente uma enzima que digere plástico.

Solução para excesso de plástico pode ter sido encontrada sem querer
Notícias ao Minuto

09:54 - 17/04/18 por Sara Gouveia

Mundo Descoberta

Uma enzima que come plástico foi desenvolvida, sem querer, pelos investigadores britânicos e pode agora ajudar numa revolução da reciclagem.

Os cientistas criaram uma proteína que digere plástico quando investigavam outro dos seus componentes. A pesquisa começou quando descobriram uma bactéria num centro de reciclagem japonês que tinha desenvolvido a capacidade de se alimentar de plástico e enquanto analisavam a estrutura molecular acabaram por criar outra versão da proteína.

"Poucos poderiam prever que desde que o plástico se tornou popular nos anos 60 que grandes aglomerações de lixo plástico ia ser encontrado nos oceanos ou aparecer nas costas das praias pelo mundo inteiro", referiu John McGeehan, um dos cientistas principais do projeto à CNN.

Esta descoberta pode agora fazer com que os níveis de poluição provocados pela produção e uso de plástico sejam combatidos.  Sendo que a enzima consegue mesmo digerir um dos plásticos que mais poluem o ambiente, incluindo o que é usado nas garrafas, que demora centenas de anos a desaparecer.

"Podemos todos desempenhar um papel importante no que diz respeito a lidar com o problema do plástico, mas a comunidade cientifica, que criou estes "materiais fantásticos", tem agora a obrigação de usar a tecnologia ao seu dispor para desenvolver soluções reais", referiu ainda o investigador.

Os resultados foram revelados na revista Proceedings of National Academy of Sciences e o grupo de cientistas espera agora que a enzima possa ser desenvolvida à escala mundial.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório