Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

China recua depois de tentar proibir conteúdos LGBT na internet

Sina Weibo tentou remover conteúdos relacionados com a homossexualidade da internet. Onda de protestos no país levou as autoridades a recuar.

China recua depois de tentar proibir conteúdos LGBT na internet
Notícias ao Minuto

23:41 - 16/04/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Sina Weibo

A China decidiu recuar depois de ter proibido, na passada sexta-feira, conteúdos relacionados com a homossexualidade na Sina Weibo, a rede social mais famosa do país.

Na sexta-feira, os responsáveis pela Sina Weibo disseram que, nos próximos três meses, seriam removidos todos os conteúdos com “implicações pornográficas, que promovam a violência ou relacionadas com homossexualidade”, numa tentativa de criar “uma comunidade num ambiente harmonioso”, que fosse ao encontro das regras de cibersegurança do país.

A medida, no entanto, não foi bem acolhida pela comunidade LGBT chinesa. Conta o The Guardian que milhares de utilizadores da rede social publicaram fotografias com os seus parceiros, bem como arco-íris e outros símbolos LGBT, acompanhados por hashtags como #iamgay (eu sou gay) e #iamgaynotapervert (sou gay e não um pervertido).

Perante a enorme mobilização online, os dirigentes da Sina Weibo recuaram e retiraram a referência aos conteúdos homossexuais.

Nos últimos meses, o ciberespaço chinês tem estado envolvido em grandes polémicas, com o governo de Pequim a tentar fechar todos os sites que coloquem em causa o seu poder. De acordo com os media estatais, foram encerrados pelo menos 128 mil sites.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório