Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

É cientista e é contra o uso de animais em testes? Esta notícia é para si

O ‘Lush Prize’ vai premiar cientistas e ativistas que trabalhem para substituir os animais em testes de segurança.

É cientista e é contra o uso de animais em testes? Esta notícia é para si
Notícias ao Minuto

21:06 - 16/04/18 por Filipa Matias Pereira

Mundo Lush Prize

A Lush, que, recorde-se, é uma companhia ativista que produz cosméticos frescos e feitos à mão, lançou o ‘Lush Prize’, “um elemento de uma campanha alargada com o nome de ‘Fighting Animal Testing’”.

Ora, em causa está um programa de prémios que reconhece cientistas e ativistas que trabalhem para substituir os animais em testes de segurança. Na sua sétima edição, este que é “o maior prémio” neste âmbito, já distribuiu mais de 1,8 milhões de libras (cerca de 20 milhões de euros) para apoiar testes não-animais e campanhas um pouco por todo o mundo. Refere o comunicado enviado à redação do Notícias ao Minuto que “a mais recente lista de premiados é encabeçada por aqueles que trabalham em tecnologias de ponta nesta área”.

Já o prémio do ano passado distinguiu um grupo da Universidade de Harvard que constrói 'organ-on-a-chip' humanos, ao usar impressoras 3D com células humanas vivas.

Os prémios de 10 mil libras (cerca de 11 mil de euros), no ano passado, destinaram-se a jovens de países como China, Brasil ou Alemanha. Também “são premiados grupos que fazem lobby político para mudança na lei que requer uso de animais nos testes de segurança”.

De acordo com Rob Harrison, diretor do Lush Prize: “O Lush Prize reconhece que, para se chegar a um futuro onde temos uma abordagem mais humana e confiável quanto aos testes de segurança de químicos, precisamos de ter pessoas envolvidas em todos os campos, desde as campanhas e formação, até à mais avançada ciência ou nos lobbys. O Lush Prize é o único programa que compreende todas estas áreas. As nomeações estão abertas durante um curto período de tempo, entre abril e o início de julho deste ano, por isso diz-nos se conheces um projeto, teu ou de outros, que pensas ser um potencial vencedor para 2018”.

As candidaturas podem ser feitas online em www.lushprize.org entre 4 de abril e 4 de julho de 2018.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório