Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Descoberta feita por arqueólogos amadores conduz a tesouro de prata

Um dos responsáveis pela descoberta tem 13 anos.

Descoberta feita por arqueólogos amadores conduz a tesouro de prata
Notícias ao Minuto

14:42 - 16/04/18 por Sara Gouveia

Mundo Alemanha

Centenas de moedas de prata com mil anos, anéis, pérolas e pulseiras, ligadas à era do rei dinamarquês Harald Gormsson, foram encontradas na ilha alemã Ruegen, no mar Báltico.

Inicialmente, em janeiro deste ano, foi encontrada uma moeda de prata por dois arqueólogos amadores, um deles um menino de 13 anos, num campo perto da vila de Schaprode. Mais tarde o departamento de arqueologia alemão envolveu-se e o tesouro completo foi escavado durante o último fim de semana.

"É o maior tesouro encontrado de moedas do género na região sudeste do Báltico", disseram em comunicado, citado pela Associated Press.

Os dois arqueólogos amadores foram depois convidados a participar na escavação com os profissionais.

Rene Schoen e Luca Malaschnitschenko estavam a usar detetores de metal no campo, quando encontraram a pequena peça de prata, que inicialmente pensavam ser lixo de alumínio. Quando limparam perceberam tratar-se de algo bem mais valioso.

Segundo os profissionais, o tesouro deverá pertencer ao reinado de Harald Gormsson, mais conhecido por 'Harald Bluetooth', que viveu durante entre os anos 910 – 987. Foi um dos últimos reis vikings do que é agora a Dinamarca, o norte da Alemanha, o sul da Suécia e parte da Noruega.

O nome 'Harald Bluetooth' terá surgido devido ao facto de este ter um dente podre que parecia azul, mas é mais conhecido por dar nome à tecnologia Bluetooth inventada pela companhia sueca Ericsson. A empresa chamou 'Bluetooth' em homenagem ao rei viking que conseguiu unir a antiga Escandinávia. Daí que o seu símbolo seja o das suas iniciais em alfabeto rúnico: HB.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório