Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

Reino Unido acusa Rússia e Síria de impedirem acesso da missão da OPAQ

O Reino Unido acusou esta segunda-feira a Rússia e a Síria de não permitirem à missão da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ), que está a investigar o ataque perpetrado na localidade síria de Douma, o acesso ao local.

Reino Unido acusa Rússia e Síria de impedirem acesso da missão da OPAQ
Notícias ao Minuto

13:39 - 16/04/18 por Lusa

Mundo Armas químicas

"A OPAQ chegou no sábado a Damasco. A Rússia e a Síria ainda não autorizaram o acesso a Douma", declarou a embaixada britânica em Haia através de um tweet, exortando a OPAQ a "pedir contas aos autores do ataque em Douma" para que o mundo não arrisque "mais usos bárbaros de armas químicas, na Síria ou noutros locais".

O vice-ministro sírio dos Negócios Estrangeiros, Ayman Soussane, disse no domingo que a Síria iria deixar "a equipa fazer o seu trabalho de forma profissional, objetiva, imparcial e longe de qualquer pressão [das autoridades]", considerando que os resultados demonstrarão que são falsas as alegações de que é o regime sírio o culpado dos ataques.

Segundo o oficial sírio, os investigadores da OPAQ iriam iniciar o seu trabalho em Douma, perto da capital da Síria, no domingo.

O ataque ocorrido a 07 de abril, atribuído às forças do regime do Presidente sírio, Bashar al-Assad provocou mais de 40 mortos e 500 feridos, motivando uma intervenção conjunta dos Estados Unidos, França e Reino Unido contra alvos associados à produção de armamento químico na Síria.

O presidente dos EUA justificou o ataque com mísseis como uma resposta à "ação monstruosa" realizada pelo regime de Damasco contra a oposição e prometeu que a operação irá durar "o tempo que for necessário".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório