Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Assaltam museu e levam caixa de ouro com coração de rainha francesa

A caixa oval com 15 centímetros, pesava cerca de 100 gramas.

Assaltam museu e levam caixa de ouro com coração de rainha francesa
Notícias ao Minuto

12:05 - 16/04/18 por Sara Gouveia

Mundo Crime

Num assalto feito ao museu Thomas-Dobrée, em Nantes, França, foi levada uma caixa de ouro que continha o coração de Ana da Bretanha, a mulher que foi duas vezes rainha consorte de França, durante o século XV e XVI.

A caixa, com 15 centímetros e cerca de 100 gramas, estava exposta no museu. Os ladrões partiram uma janela na sala dos artefactos durante o fim de semana e conseguiram escapar apesar do alarme ter disparado.

O presidente do departamento francês Loire-Atlantique, a que pertence a cidade de Nantes, afirmou em declarações ao The Daily Telegraph que os criminosos "atacaram a herança comum" e levaram um objeto "de valor inestimável".

"Muito mais do que um símbolo, o estojo que continha o coração de Ana da Bretanha pertence à nossa história", disse Philippe Grosvalet.

Têm sido feitos apelos para que os ladrões devolvam o coração, explicando que o seu valor histórico e simbólico é muito superior aos 100 gramas de ouro que envolvem a caixa.

O coração tem estado exposto no museu há 130 anos e sobreviveu por pouco a ser derretido durante a revolução francesa em 1789.

Ana da Bretanha tornou-se rainha pela primeira vez quando se casou Carlos VIII de França, entre 1491 e 1498, e depois quando se casou com Luís XII, em 1499, ao ficar viúva do primeiro casamento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório