Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Conselho de Segurança rejeita resolução da Rússia a condenar ataque

A Rússia tinha apresentado a resolução depois do ataque dos Estados Unidos, Reino Unido e França à Síria.

Conselho de Segurança rejeita resolução da Rússia a condenar ataque
Notícias ao Minuto

18:33 - 14/04/18 por Fábio Nunes

Mundo ONU

O Conselho de Segurança da ONU rejeitou este sábado a resolução apresentada pela Rússia de condenação dos ataques de Washington, Londres e Paris à Síria, avança a Associated Press. A resolução proposta pela Rússia pretendia condenar a "agressão contra a Síria por parte dos Estados Unidos e dos seus aliados em violação do direito internacional e da Carta das Nações Unidas".

Apenas a Rússia, a China e a Bolívia votaram a favor da resolução apresentada. Oito países votaram contra, enquanto quatro abstiveram-se.

Para passar, uma resolução precisa de nove votos a favor e nenhum veto dos membros permanentes do Conselho de Segurança, e que são os Estados Unidos, o Reino Unido, a França, a China e a própria Rússia.

A França anunciou em paralelo a apresentação em breve de uma nova resolução para ultrapassar "o impasse sírio".

"Vamos apresentar em breve um projeto de resolução com os nossos parceiros britânicos e americanos", declarou o embaixador francês, François Delattre.

Fonte diplomática francesa citada pela agência noticiosa France-Presse referiu que Paris pretende a formação de um mecanismo de investigação sobre o recurso às armas químicas, favorecer o acesso humanitário sem limites e obter uma nova dinâmica do processo de paz iniciado em Genebra sob égide da ONU.

Os Estados Unidos, o Reino Unido e a França lançaram um ataque contra a Síria que teve como alvos instalações que armazenavam alegadas armas químicas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório