Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Rússia considera ataque à Síria "hooliganismo diplomático"

O representante da Rússia no Conselho de Segurança da ONU condenou o ataque e lamenta que tenha acontecido sem o aval daquele organismo.

Rússia considera ataque à Síria "hooliganismo diplomático"
Notícias ao Minuto

16:59 - 14/04/18 por Fábio Nunes

Mundo Vassily Nebenzia

A Rússia condenou o ataque dos Estados Unidos, Reino Unido e França à Síria. Vassily Nebenzia, representante da Rússia no Conselho de Segurança da ONU referiu que "não houve um único civil residente" em Douma a confirmar o alegado ataque químico por parte do regime liderado por Bashar al-Assad.

Nebenzia realçou que os Aliados lançaram este ataque "sem consultarem a Rússia e o Conselho de Segurança da ONU" e com "total desrespeito pelo direito internacional". 

"Trata-se hooliganismo diplomático. E não é um hooliganismo menor, pois falamos de potências nucleares", disse o representante russo, que acrescentou que "o que se vive nesta altura relembra os tempos do neocolonialismo".

A Rússia insiste que os "Estados Unidos estão a agravar a situação do povo sírio" e recordou alguns dos ataques que Washington fez no passado.

"Washington já tem uma grande responsabilidade pelo derramamento de sangue na Jugoslávia, no Iraque, na Líbia e no Afeganistão", afirmou

O diplomata russo apelou ao Reino Unido e a França para "não apoiarem os Estados Unidos" e não ajudarem a "desestabilizar ainda mais o Médio Oriente".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório