Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Mãe de criança que surge em vídeo do Daesh tem medo de regressar aos EUA

História desta norte-americana que diz ter sido “enganada” vai ser contada num documentário produzido em conjunto pelos programas ‘Panorama’ da BBC e ‘Frontline’ da PBS (estação televisiva norte-americana).

Mãe de criança que surge em vídeo do Daesh tem medo de regressar aos EUA
Notícias ao Minuto

11:35 - 14/04/18 por Patrícia Martins Carvalho

Mundo Documentário

Sam El Hassani era casada com um homem de nome Mousa com quem teve dois filhos e que, segundo a própria, a levou enganada para Raqqa, na Síria.

Mousa juntou-se ao Estado Islâmico, tornando-se num dos seus combatentes, e Sam foi obrigada a viver sob as leis islâmicas. Mas o pior, garante no documentário, foi ver os seus dois filhos serem criados naquela ideologia e expostos a atos de violência e crueldade.

Aliás, um dos seus filhos, Matthew, chegou mesmo a aparecer num dos vídeos de propaganda do ISIS a segurar em armas.

Sam assegura que é tudo “propaganda” e que o vídeo foi feito para parecer que uma criança sabe usar armas.

“É feito para parecer assim, é propaganda. Todos os vídeos são mentira, são propaganda”, afirma.

No entanto, Sam tem noção de que o filho poderia sofrer represálias se regressasse aos Estados Unidos, razão pela qual já não quer voltar à sua terra-natal.

Atualmente, a norte-americana continua a viver na Síria com os filhos, mas protegida pelas forças curdas. Depois de o marido ter morrido na sequência de um ataque aéreo, Sam fugiu do território do Estado Islâmico, acabando por ser capturada pelas forças curdas.

Apesar de a irmã Lora estar a fazer de tudo para levar Sam e os filhos para os EUA, esta parece ser uma realidade que não se vai concretizar.

“Neste momento preciso de parar para pensar no que é melhor para os meus filhos. [Se eu voltar] o governo vai querer tirar-me os meus filhos? Mesmo que eu não tenha feito nada além de tentar protegê-los? Aqui dão escola aos meus filhos, dão-nos comida e dinheiro. Nos Estados Unidos estarei sem dinheiro, sem nada”, lamentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório