Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Mais um diamante gigante encontrado no Botswana

Empresa mineira canadiana encontrou diamante com 472 quilates.

Mais um diamante gigante encontrado no Botswana
Notícias ao Minuto

17:08 - 13/04/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo África do Sul

A empresa Lucara Diamond Corporation fez a descoberta de mais um diamante de grandes dimensões no Botswana, na África do Sul. A pedra de cor acastanhada tem 472 quilates e é a terceira maior encontrada pela companhia de Vancouver na mina de Karowe, que antes pertencia ao grupo De Beers.

A mina de Karowe tem sido palco de descoberta de diamantes de dimensões consideráveis e transformou a companhia mineira canadiana na dona de alguns dos mais valiosos do mundo.

"O trabalho inicial que fizemos em Karowe foi feito com equipamento que não era o ideal e acabou por partir muitos diamantes. Quando entramos na produção comercial esperávamos fazer melhor mas não fazíamos ideia que os diamantes estavam a ser rachados", disse Eira Thomas, CEO da empresa, em entrevista à Bloomberg.

O maior diamante encontrado naquele local, recorde-se, foi o Lesedi La Rona, com 1109 quilates, vendido pela Lucara por 53 milhões de dólares (43 milhões de euros), ou seja, a quase 48 mil dólares (38 mil euros) o quilate. Mais ainda: um pedaço de 373 quilates que se separou do Lesedi foi vendido por 17,5 milhões de dólares (14,1 milhões de euros).

Mas este não foi o diamante mais caro. Em 2016, a mesma empresa vendeu o Constellation, de 813 quilates, por 63 milhões de dólares (51 milhões de euros). Embora fosse mais pequeno que o Lesedi, era um diamante de qualidade superior. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório