Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Assassinato de criança gera tensão religiosa em Caxemira

Corpo da criança muçulmana foi encontrado em janeiro. Polícia deteve oito membros da comunidade hindu, o que gerou uma enorme vaga de protestos.

Assassinato de criança gera tensão religiosa em Caxemira
Notícias ao Minuto

13:11 - 13/04/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Asifa Bano

A pequena Asifa Bano, de oito anos, foi assassinada na zona indiana de Caxemira depois de ter sido torturada e violada. O caso tem gerado enorme indignação um pouco por todo o mundo, mas, na região disputada pela Índia e Paquistão, o debate está mais centrado na religião do que neste crime.

O corpo de Asifa Bano, que pertence a uma tribo nómada muçulmana, foi encontrado no passado dia 17 de janeiro, numa floresta. Oito pessoas, entre elas quatro polícias, foram detidas pelo alegado envolvimento no crime. Todas pertenciam a uma comunidade hindu que tem estado envolvida na disputa de território com os nómadas muçulmanos.

Na sequência destas detenções, sucederam-se manifestações de grupos hindus de extrema-direita, que gritaram palavras de ordem contra os muçulmanos.

Além disso, os manifestantes tentaram mesmo entrar no tribunal para exigir a libertação dos oito detidos.

Enquanto permanece e aumenta o conflito religioso, ativistas que denunciam o assassinato da criança vão organizando ações de protesto para chamar a atenção para um dos maiores flagelos da Índia e do Paquistão – a violação e assassinato de mulheres, em muitos casos, como o de Asifa, de crianças.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório