Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Surto de cólera resulta em 30 mortos e quase 900 infetados no Malawi

Falta de higiene alimentar e água contaminada são as principais causas deste novo surto, diz governo.

Surto de cólera resulta em 30 mortos e quase 900 infetados no Malawi
Notícias ao Minuto

16:57 - 12/04/18 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo África

O surto de cólera que se iniciou em novembro de ano passado em Karonga, no norte do Malawi, alastrou-se a outros 13 distritos do país e já causou a morte a, pelo menos, 30 pessoas, de acordo com informações dadas pelo governo local à CNN.

Joshua Kalongo, porta-voz do ministério da Saúde do Malawi, em África, acrescentou ainda que estão registadas 893 pessoas infetadas com a doença.

“O principal desafio e a génese deste surto é o uso da água contaminada nas áreas afetadas e a fraca higiene alimentar”, indicou o responsável.

Num país da África subsariana, a propagação da cólera é facilitada por práticas higiénicas deficitárias nos locais afetados, assim como pela ingestão de água contaminada. Já foi inclusive proibida a venda de comida cozinhada na rua, para evitar mais propagação.

Recorde-se que as províncias de Luanda, Cabinda e Zaire foram afetadas por uma epidemia entre dezembro de 2016 e janeiro de 2017, que afetou mais de 150 pessoas e provocou uma dezena de mortos.

Na altura, o governo aprovou um plano para tentar travar a propagação da doença, que incluía o tratamento da água potável, o reforço da recolha do lixo, a informação e educação das comunidades, formação de pessoal, a organização e mobilização de serviços clínicos, bem como o aprovisionamento de meios médicos e medicamentos e a biossegurança nas unidades sanitárias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório