Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Transformar o Qatar numa ilha? A Arábia Saudita está a pensar nisso

Construção de um canal entre a fronteira dos dois países pode isolar (ainda mais) o Qatar, que seria, literalmente, transformado numa ilha. Projeto ainda não foi oficializado mas deverá ser financiado por investidores privados da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos.

Transformar o Qatar numa ilha? A Arábia Saudita está a pensar nisso
Notícias ao Minuto

08:57 - 12/04/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Golfo

A Arábia Saudita está a ser acusada de tentar isolar o Qatar do mercado internacional. A tensão entre as duas monarquias do Golfo não são de agora, mas, segundo o Independent, Riade tenciona construir um canal junto à fronteira dos dois países, o que poderá tornar o Qatar numa ilha.

De acordo com o mesmo jornal britânico, e com a imprensa saudita, o plano passa por criar um centro económico em que um dos lados terá hotéis de luxo, com praias privadas, e o outro será uma zona militar onde também existirá uma espécie de lixeira destinada aos resíduos provenientes dos reatores nucleares sauditas.

Feita a divisão, poderão passar barcos no canal, permitindo que estes contornem o Qatar. Caso tal aconteça, o emirado ficará isolado e transformado numa ilha, o que está a gerar enorme preocupação em Doha. O projeto, diz a imprensa saudita, deverá ser financiado por investidores privados.

A tensão entre o Qatar e as restantes monarquias do Golfo subiu bastante em junho de 2017, quando foram cortadas as relações diplomáticas com Doha. Os sauditas, assim com os Emirados Árabes Unidos, o Egito e o Bahrein, acusam o Qatar de financiar grupos terroristas, como o Hamas e o Hezbollah, e decidiram, por isso, impor um bloqueio por terra, ar e mar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório