Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Mogherini debate eleições venezuelanas com Governo e oposição

A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, reuniu-se hoje com o seu homólogo venezuelano, Jorge Arreaza, em Bruxelas e vai encontrar-se na próxima semana com representantes da oposição, no âmbito das próximas eleições presidenciais e regionais no país.

Mogherini debate eleições venezuelanas com Governo e oposição
Notícias ao Minuto

16:45 - 11/04/18 por Lusa

Mundo Diplomacia

Segundo um comunicado divulgado em Bruxelas, Mogherini sublinhou junto de Arreaza "a clara expectativa da União Europeia (UE) de que o Governo da Venezuela se empenhe seriamente na realização de eleições presidenciais e regionais credíveis".

A chefe da diplomacia da UE adiantou ainda ao ministro dos Negócios Estrangeiros da Venezuela que "nestas eleições deve ser assegurada a participação de todos os partidos políticos, sem obstáculos, sob as mesmas condições e conforme a Constituição venezuelana e os padrões internacionais".

Federica Mogherini reiterou, junto do representante de Caracas, que a situação no país - nomeadamente a deterioração da situação económica e social da população - deve ser "resolvida com urgência".

Na próxima semana, vai reunir-se com o presidente da Assembleia Nacional, Omar Barboza, e representantes dos principais partidos da oposição venezuelana, no âmbito dos contactos que vem a manter com todas as partes para ajudar a que as eleições no país sejam "inclusivas, transparentes e credíveis".

O calendário eleitoral, considera a UE, deve resultar de "um acordo abrangente entre as principais organizações políticas".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório