Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Vídeo de israelita a celebrar após atingir palestiniano desarmado emerge

O exército israelita afirma que o incidente na Faixa de Gaza vai ser "investigado profundamente".

Notícias ao Minuto

11:30 - 11/04/18 por Sara Gouveia

Mundo Faixa de Gaza

Um vídeo publicado nas redes sociais no início desta semana mostra um soldado sniper israelita a disparar sobre palestinianos na Faixa de Gaza, conseguindo atingir um homem desarmado. De seguida consegue ouvir-se um festejo pelo feito.

De acordo com a BBC, o exército afirmou que a pessoa alvejada estava a incentivar um motim, mas já veio publicamente esclarecer que o incidente vai ser alvo de uma "investigação profunda".

Já durante o dia de ontem o ministro da Defesa israelita, Avigdor Lieberman, afirmou que o atirador em questão merecia uma medalha e que quem o filmou "deveria ser despromovido".

Durante o vídeo é possível ouvir o barulho do que será um tiro a ser disparado e um dos homens que aparece ao longe a cair no chão. Depois é possível ouvir uma voz que diz em hebreu: "Uau, que vídeo. Sim! Filho da mãe! Que vídeo".

O exército afirma que as imagens foram captadas em dezembro do ano passado durante um motim violento e que as pessoas estavam a arremessar pedras. O disparo teria sido uma tentativa de acalmar a multidão, no entanto, não é isso que o vídeo mostra.

As imagens, que têm sido difundidas em vários meios de comunicação social por todo o mundo, já suscitaram críticas por parte de políticos e ativistas dos direitos humanos. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório