Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Tentativa de fuga em prisão do Brasil faz 21 mortos

Entre os mortos estão 15 presos, cinco criminosos que tentaram ajudar na evasão e um guarda prisional.

Tentativa de fuga em prisão do Brasil faz 21 mortos
Notícias ao Minuto

07:22 - 11/04/18 por Sara Gouveia

Mundo Crime

Pelo menos 21 pessoas morreram na tarde desta terça-feira, dia 10, - fim da tarde em Portugal - durante uma tentativa de fuga em massa de uma prisão brasileira, no estado do Pará, no Brasil.

Entre os mortos estão 15 presos, cinco criminosos que os tentaram ajudar a escapar e um guarda prisional, conta o jornal Folha de S. Paulo.

Outros quatro guardas ficaram feridos, um deles em estado considerado grave. 

O incidente ocorreu de forma coordenada, com um grupo de presos a iniciar um motim dentro da prisão, por volta das 14h00, hora local (18h00, hora de Lisboa), enquanto os cúmplices no exterior tentavam invadir o local, recorrendo a explosivos para derrubar um dos muros.

Seis guardas prisionais foram ainda feitos reféns e houve um confronto a tiro entre polícias e criminosos.

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará afirmou não ser, de momento, possível precisar se alguma fuga se concretizou.

O estabelecimento prisional já estava identificado por fragilidades de segurança, tendo sido inspecionado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que pedia a construção urgente de uma muralha para isolar o local uma solução para a sobrelotação. A unidade prisional em causa tinha espaço para  432 pessoas, mas tinha ao momento da tentativa de fuga 660 presos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório