Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

ONG querem direitos humanos discutidos entre Coreias

Quarenta organizações não-governamentais (ONG), entre a quais a Amnistia Internacional e a Human Rights Watch, apelaram hoje ao Presidente sul-coreano para dar prioridade aos direitos humanos durante a reunião com a Coreia do Norte.

ONG querem direitos humanos discutidos entre Coreias
Notícias ao Minuto

07:45 - 10/04/18 por Lusa

Mundo Apelo

Numa carta enviada a Moon Jae-in, as organizações consideraram que a Coreia do Sul "não deve ceder às ameaças aos direitos humanos por parte da Coreia do Norte" e sublinharam a necessidade dos sul-coreanos pressionarem o líder norte-coreano, Kim Jong-un, para que os direitos humanos façam parte das negociações entre os dois países.

As ONG pediram ainda a Kin Jong-un para seguir as recomendações sobre direitos humanos da ONU, e que permita encontros entre famílias coreanas, separadas desde o início da Guerra da Coreia (1950-53).

As organizações estimaram que cerca de um milhão de coreanos foram separados das famílias, vítimas de desaparecimentos forçados ou de sequestros.

"Os abusos na Coreia do Norte são incomparáveis no mundo contemporâneo e incluem extermínio, assassínio, escravidão, tortura, prisão, violação, aborto forçado e outras formas de violência sexual", de acordo com a carta.

As ONG congratularam-se ainda com o refreamento das animosidades na península, mas avisaram que isso não melhora a qualidade de vida do povo norte-coreano.

"Saudamos o renovado diálogo entre os coreanos, mas isso não será significativo para o povo da Coreia do Norte se não levar a uma melhoria da terrível situação dos direitos humanos no país", disse o diretor da Human Rights Watch da Ásia, Brad Adams.

Após cerca de dois anos de uma escalada da tensão, devido à realização de testes nucleares e balísticos por parte do regime de Pyongyang, a comunidade internacional está a assistir a um período de apaziguamento entre os dois vizinhos.

Os Jogos Olímpicos de Inverno, que decorreram em fevereiro na Coreia do Sul, desempenharam um papel importante no atual processo.

No próximo dia 27 de abril, está previsto um encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in. Será a primeira cimeira entre as duas Coreias em 11 anos.

Kim vai ser o primeiro dirigente norte-coreano a pisar solo da Coreia do Sul desde o fim da Guerra da Coreia (1950-53). As duas anteriores cimeiras, em 2000 e 2007, decorreram em Pyonyang.

A reunião dos líderes da península coreana vai anteceder o encontro histórico entre Kim e Trump, em maio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório