Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Maior central sindical pede mobilização pela libertação de Lula

A Central Única dos Trabalhadores (CTU), a maior central sindical do Brasil, apelou no sábado a uma mobilização permanente para a libertação do ex-Presidente do país Lula da Silva e prometeu ações a 01 de maio, Dia do Trabalhador.

Maior central sindical pede mobilização pela libertação de Lula
Notícias ao Minuto

06:26 - 08/04/18 por Lusa

Mundo Brasil

"A CUT propõe a todos os seus ramos e CUT estaduais a entrarem em estado de mobilização permanente, associando a defesa dos direitos trabalhistas e sociais atacados ou ameaçados com a defesa da liberdade para Lula e do seu direito de ser candidato à presidência da República", lê-se num documento disponibilizado na página na Internet da organização sindical.

No documento, intitulado "Uma prisão injusta e política", a direção executiva nacional da CUT pede "mobilização e resistência por Lula livre", acrescentando: "Somos todos e todas Lula".

O ex-chefe de Estado Lula da Silva entregou-se no sábado à polícia em São Bernardo do Campo para cumprir uma pena de prisão de 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e branqueamento de capitais.

Considerando Lula da Silva um "preso político", para a CUT, "essa sentença de prisão injusta é o aprofundamento do golpe de 16 de abril de 2016, que culminou com o 'impeachment' [que impediu a continuidade do mandato] sem crime de responsabilidade" da ex-presidente brasileira Dilma Rousseff.

"Ao longo das últimas quatro décadas, Lula tem enfrentado uma brutal campanha difamatória da grande imprensa sem que isso tenha abalado a sua popularidade junto aos trabalhadores e trabalhadoras e ao povo pobre", nota a CUF, destacando que, "hoje, sem dúvida, o companheiro Lula seria eleito novamente presidente" do país na primeira volta "para retomar e ampliar o projeto democrático e popular, revertendo as desastrosas políticas dos golpistas de retirada de direitos trabalhistas".

A CUT, que reafirma o seu apoio ao ex-Presidente Lula e também à sua candidatura a presidente do Brasil", garante: "Não nos calarão".

No documento, a central sindical convoca as suas bases e o conjunto do movimento sindical, assim como "as frentes Brasil Popular e Povo sem Medo, as personalidades democráticas, artistas e intelectuais a intensificar a campanha em defesa de Lula livre, contra sua prisão arbitrária construindo Comités Populares Lula Livre".

A CUT pede ainda que todos os sindicatos filiados desenvolvam atividades pela libertação imediata de Lula, com a distribuição de panfletos, "assembleias nos locais de trabalho e manifestações, desde já."

No comunicado, a direção executiva nacional da CUT promete, ainda, fazer grandes ações a 01 de maio, Dia do Trabalhar, em defesa destes e da "liberdade de Lula", terminando o documento citando o ex-chefe de Estado brasileiro: "Que ninguém nunca ouse duvidar da capacidade de luta da classe trabalhadora".

No seu 'site', a CUT diz ser a maior central sindical do Brasil, da América Latina e a quinta maior do mundo, com 3.806 entidades filiadas, quase oito milhões de trabalhadores associados e cerca de 24 milhões de trabalhadores na base.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório