Meteorologia

  • 18 AGOSTO 2019
Tempo
19º
MIN 19º MÁX 19º

Edição

Morreu Jacques Higelin, compositor de 'Champagne pour tout le monde'

O músico francês Jacques Higelin, autor de 'Champagne pour tout le monde' e 'Caviar pour les autres', morreu na sexta-feira, em Paris, aos 77 anos, disse a sua família à agência de notícias France Presse.

Morreu Jacques Higelin, compositor de 'Champagne pour tout le monde'
Notícias ao Minuto

06:41 - 07/04/18 por Lusa

Mundo Músico

Cantor, compositor, autor das suas próprias letras, Jacques Joseph Víctor Higelin oscilou entre a canção francesa e o rock, de que foi um pioneiro no seu país, deixando como legado cerca de duas dezenas de álbuns e canções como "Champagne" e "Tombés du ciel".

Higelin nasceu a 18 de outubro de 1940, na localidade de Brou-Sur-Chantereine, perto de Paris, no início da ocupação alemã, durante a II Guerra Mundial.

Iniciou a carreira como ator, na década de 1960, no teatro e em filmes como "Bébert et l'Omnibus", de Yves Robert (1963).

Gravou as primeiras canções em 1965, uma recriação de temas de Boris Vian, com produção de Jacques Canetti.

Foi, porém, a expressão mais próxima do rock que o celebrizou e álbuns como "BBH 75" (1974), "Irradié" (1976) e "Alertez les bébés!" (1976), que lhe deu o prémio da Academia Charles-Cros.

A publicação em 1979 de "Champagne pour tout le monde" e de "Caviar pour les autres?" tornou ineludível a crítica social, sempre patente no seu percurso, além de confirmar mais dois êxitos, "Tête en l'air" e "Hold Tight".

A partir de 1989, Higelin associou-se cada vez mais a causas sociais, de caráter humanitário e de luta pelo direito à habitação.

Nas suas canções, passou a abordar também a situação de imigrantes e dos sem-abrigo.

Jacques Higelin é o pai dos músicos Arthur H. e Izia Higelin e do realizador Kên Higelin.

Em 2015, a Filarmónica de Paris homenageou os seus 50 anos de carreira. Um ano depois publicou o seu último álbum, "Higelin 75".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório