Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Acabou o prazo dado a Lula. Defesa negoceia entrega

Lula da Silva não se entregou. A defesa do ex-presidente está a negociar a entrega com a Polícia Federal e, segundo juristas, Lula não pode ser considerado foragido uma vez que entrega determinada por Sérgio Moro era uma oferta que podia ou não ser aceite.

Acabou o prazo dado a Lula. Defesa negoceia entrega
Notícias ao Minuto

21:00 - 06/04/18 por Pedro Bastos Reis

Mundo Brasil

O prazo dado pelo juiz federal Sérgio Moro para que o ex-presidente se entregasse chegou ao fim. Lula tinha até às 21h00 (em Portugal Continental, 17h00 no Brasil) para se entregar. Ao invés disso, o líder do Partido dos Trabalhadores está no Sindicato dos Metalúrgicos, rodeado de milhares de apoiantes que estão a fazer um cordão humano.

A edição brasileira do El País diz que a defesa do ex-presidente está a negociar a entrega com a Polícia Federal. A Folha de São Paulo, por seu turno, diz que Lula terá informado as autoridades de que não irá resistir à detenção. As negociações prosseguem.

Momentos antes de terminar o prazo, o Supremo Tribunal Federal (STF), que na quarta-feira votou contra o habeas corpus (seis contra cinco) votou, novamente, contra a possibilidade de Lula da Silva ficar em liberdade enquanto aguarda que se esgotem todos os recursos de que dispõe na justiça.

Numa nota publicada pela assessoria de Sérgio Moro, lê-se que Lula da Silva não é considerado foragido. Juristas ouvidas pela TV Globo afirmaram que o facto de Lula não se ter entregado não constitui um desrespeito à justiça, uma vez que a sua entrega, determinada por Sérgio Moro, era uma oferta que poderia ou não ser aceite pelo ex-presidente. O mandado de prisão será cumprido quando tal for decidido pela Polícia Federal e pelo juiz Sérgio Moro. 

A Federação Nacional dos Policiais Federais admite que Lula da Silva poderá não ser preso esta sexta-feira. 

Nas ruas brasileiras, em diversas cidades, aglomeram-se manifestantes que têm bloqueado ruas em apoio ao líder histórico do PT, que liderou o país durante oito anos. 

Para esta sexta-feira, estava previsto um discurso do ex-presidente. No entanto, avança a imprensa brasileira, tal poderá não acontecer, uma vez que Lula continua reunido com os advogados. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório