Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Alemanha ordena libertação imediata de Puigdemont. Fiança já foi paga

A fiança de 75 mil euros foi paga pela Assembleia Nacional Catalã e pela Òmnium.

Alemanha ordena libertação imediata de Puigdemont. Fiança já foi paga
Notícias ao Minuto

11:20 - 06/04/18 por Fábio Nunes

Mundo Catalunha

Os procuradores alemães ordenaram a libertação imediata de Carles Puigdemont, depois de ter sido paga a fiança de 75 mil euros, avança a Associated Press. A fiança foi liquidada pela Assembleia Nacional Catalã e pela Òmnium. 

Os procuradores de Schleswig-Holstein também referiram que Puigdemont deu uma morada no país às autoridades. O ex-líder da Generalitat vai ficar a aguardar na Alemanha por uma decisão sobre o processo de extradição. 

Nesta altura são vários os jornalistas que aguardam a saída de Carles Puigdemont da prisão de Neumünster, que pode acontecer a qualquer momento.

O La Vanguardia está a adiantar que o partido de Puigdemont, o Juntos Pela Catalunha, marcou uma conferência de imprensa com o ex-líder catalão para as 18h00 de Espanha (menos uma hora em Portugal). A conferência de imprensa vai decorrer na Câmara Municipal de Neumünster.

Cerca de 15 deputados do Juntos Pela Catalunha, uma delegação da Esquerda Republicana da Catalunha (ERC), David Bonvehí, coordenador do Partido Democrata Europeu Catalão e Antoni Castellà, líder do partido Democratas viajaram esta manhã de sexta-feira para Neumünster para receberem Puigdemont quando este sair da prisão.

Entretanto,  o governo alemão afirmou que não espera que as relações com Espanha sejam afetadas pela decisão da Audiência Territorial de Schleswig-Holstein de libertar Puigdemont, descartando a extradição por rebelião.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório