Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Puigdemont já reagiu à decisão da justiça alemã. "Vemo-nos amanhã"

Ex-presidente da Generalitat agradeceu o apoio e deu a entender que poderá sair da prisão na sexta-feira.

Puigdemont já reagiu à decisão da justiça alemã. "Vemo-nos amanhã"
Notícias ao Minuto

20:20 - 05/04/18 por Pedro Bastos Reis

Mundo Catalunha

Carles Puigdemont já reagiu à decisão da justiça alemã que, esta quinta-feira, decretou que o ex-presidente da Generalitat  não será extraditado para Espanha pelo crime de rebelião.

Horas depois de conhecida a decisão do tribunal de Schelewig-Holstein, e quando todos os partidos catalães já tinham reagido à notícia, Carles Puigdemont recorreu ao Twitter para dizer, em público, as primeiras palavras desde que ficou a saber que poderá sair da prisão em que se encontra.

"Vemo-nos amanhã. Muito obrigado a todos!", escreveu o líder do Juntos pela Catalunha.

A fiança do ex-líder do governo catalão está fixada em 75 mil euros. A imprensa espanhola tem avançado que não é certo que Puigdemont abandone o estabelecimento prisional já esta quinta-feira e, depois desta publicação no Twitter, é expectável que tal só venha mesmo a acontecer amanhã, sexta-feira.

Carles Puigdemont está detido na Alemanha desde o passado dia 24 de março. O líder catalão foi detido depois de passar a fronteira com a Dinamarca e desde então está a ser analisado o pedido de extradição para Espanha, onde está acusado de rebelião, sedição e desvio de dinheiros públicos para realizar um referendo ilegal.

No entanto, esta quinta-feira, a justiça alemã fez saber que não irá extraditar Puigdemont pelo crime de rebelião uma vez que "os atos que lhe são imputados não são puníveis na Alemanha segundo a legislação vigente".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório