Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Reino Unido reinstala base naval permanente no Bahrein

O Reino Unido reinstalou hoje no Bahrein uma base naval permanente, após mais de 40 anos sem presença na região do Golfo Pérsico.

Reino Unido reinstala base naval permanente no Bahrein
Notícias ao Minuto

16:50 - 05/04/18 por Lusa

Mundo Golfo

As instalações militares vão acomodar mais de 500 elementos da Marinha Real britânica, incluindo marinheiros, soldados e pilotos.

Esta base naval, designada HMS Juffair, vai permitir que o Reino Unido tenha uma presença mais expansiva e permanente naquela região do Médio Oriente, onde a segurança marítima é um garante para a circulação de petróleo e de mercadorias entre a Ásia e a Europa, segundo informações disponibilizadas pela agência noticiosa norte-americana Associated Press (AP).

Os ingleses estabeleceram pela primeira vez a base naval HMS Juffair no Bahrein em 1935, mas os Estados Unidos assumiram o controlo da base depois daquele pequeno Estado insular ter conquistado a sua independência do Império Britânico, em 1971.

O Bahrein, localizado na costa da Arábia Saudita (de maioria sunita) e a oeste do Irão (de maioria xiita e um reconhecido rival de Riade), também acolhe no seu território a 5ª. Frota da Marinha dos Estados Unidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório