Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Tiroteio em universidade turca faz quatro mortos

Há três feridos. O atirador é um investigador da Universidade de Osmangazi e já foi detido pela polícia.

Tiroteio em universidade turca faz quatro mortos
Notícias ao Minuto

13:48 - 05/04/18 por Fábio Nunes com Lusa

Mundo Ataque

Um tiroteio na Universidade de Osmangazi na Turquia resultou na morte de quatro pessoas, avança a Reuters. Há ainda registo de pelo menos três pessoas. O atirador é um investigador daquele estabelecimento de ensino e já foi detido pela polícia, de acordo com a CNN turca.

As vítimas mortais são um assistente de um diretor, um secretário, e dois docentes.

O reitor da universidade Hasan Gonen explicou ao jornal turco Yeni Safak o que aconteceu e identificou o atirador.

"Um investigador chamado Volkan entrou no escritório de um diretor. O diretor não estava lá naquele momento. Estava o secretário Fatih Bey. O Volkan disparou contra ele, contra o assistente do diretor e dois docentes. Depois saiu  daquele edifício com a arma na mão, perseguido pelos seguranças da universidade. A polícia chegou depois e deteve-o", disse.

Citado pela agência Associated Press (AP), Gönen referiu ainda que este ataque pode estar relacionado uma disputa pessoal, e precisou que o autor dos disparos, que se preparava para um doutoramento, estava sob investigação na universidade após ter acusado diversos colegas de serem seguidores do clérigo Fethullah Gülen, exilado nos Estados Unidos e acusado pela Turquia de ter fomentado o fracasso golpe de Estado em 2016.

Na sequência da tragédia, a universidade suspendeu os exames previstos, enquanto o governador da cidade, Ozdemir Cakacak, disse que três procuradores vão investigar o incidente.

A Turquia deteve dezenas de milhares de pessoas por alegadas ligações ao golpe e demitiu mais de 110.000 funcionários públicos, incluindo em universidades.

Eskisehir, situada cerca de 200 quilómetros a sudeste da Istambul e com cerca de 700.000 habitantes, é conhecida como uma cidade essencialmente universitária.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório