Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Proposta russa para se envolver nas investigações chumbada em Haia

A Rússia anunciou hoje que a proposta para se juntar à investigação sobre o envenenamento de um ex-espião russo com um agente neurotóxico em solo britânico foi chumbada numa sessão da Organização para a Proibição de Armas Químicas.

Proposta russa para se envolver nas investigações chumbada em Haia
Notícias ao Minuto

20:09 - 04/04/18 por Lusa

Mundo Skripal

"Infelizmente, não conseguimos ganhar dois terços dos votos a favor desta moção. Uma maioria qualificada era necessária", disse o embaixador russo Alexandre Choulguine aos jornalistas.

O diplomata referiu que não conseguiram que a Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) envolvesse a Rússia na investigação sobre o envenenamento de Sergei Skripal e da sua filha.

A Rússia solicitou a sessão de hoje em Haia, na Holanda, para negar as alegações da Grã-Bretanha de que esteve envolvida nos envenenamentos de 04 de março em Inglaterra.

O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Boris Johnson, afirmou que a intenção da Rússia de se envolver na investigação era "absurda".

"O objetivo da absurda proposta da Rússia em Haia foi claro, minar o trabalho independente e imparcial do órgão internacional de fiscalização de armas químicas. A Rússia tem um objetivo em mente desde as tentativas de homicídio em solo do Reino Unido através do uso de uma arma química de nível militar: ofuscar a verdade e confundir o público", referiu o ministro, em comunicado.

A 04 de março, Serguei Skripal, de 66 anos, e a filha, Yulia, de 33 anos, foram encontrados inconscientes num banco perto de um centro comercial em Salisbury, no sul de Inglaterra.

As autoridades britânicas afirmaram que os dois tinham sido envenenados com um agente neurotóxico de tipo militar e responsabilizaram a Rússia pelo incidente que classificaram como um ataque.

A Rússia negou qualquer envolvimento no ataque e o Reino Unido pediu uma investigação à OPAQ.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório