Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Merkel é primeira líder alemã a visitar campo de concentração de Dachau

Angela Merkel vai ser a primeira chanceler alemã a visitar, na próxima terça-feira, o campo de concentração nazi de Dachau, em Munique, disse hoje o seu porta-voz aos jornalistas.

Merkel é primeira líder alemã a visitar campo de concentração de Dachau
Notícias ao Minuto

06:35 - 15/08/13 por Lusa

Mundo Munique

A governante vai estar acompanhada pelo presidente da comissão de ex-prisioneiros do campo de Dachau, Max Mannheimer, e pelo ministro da Educação do estado da Baviera, Ludwig Spaenle, e, após fazer um breve discurso, colocará uma coroa de flores junto a um memorial.

Mannheimer, de 93 anos, disse que vê a visita como "um sinal de respeito para com os ex-prisioneiros" e que envia uma mensagem política vital, acrescentando que, "numa altura em que emerge o antissemitismo, a hostilidade contra os judeus aumenta de forma alarmante e os crimes motivados pela extrema-direita crescem drasticamente, esta visita é política e socialmente muito importante".

Segundo o partido de Merkel, a União Democrata Cristã, a chanceler vai presidir a um comício na mesma noite, na cidade de Dachau, antes das eleições do estado da Baviera e das eleições legislativas alemãs, marcadas para 22 de setembro.

Apesar de ser a primeira visita de um chanceler alemão a Dachau, Merkel já visitou outros campos de concentração nazis, incluindo o de Buchenwald com o Presidente do EUA, Barack Obama, em abril de 2010.

O campo de concentração de Dachau foi o primeiro a abrir na Alemanha nazi, em março de 1933, algumas semanas após Adolf Hitler conquistar o poder.

Mais de duzentos mil judeus, homossexuais, ciganos, opositores políticos, deficientes e prisioneiros de guerra foram presos em Dachau durante a Segunda Guerra Mundial e mais de 41 mil pessoas foram assassinadas, morreram de fome ou de doença antes das tropas norte-americanas libertarem o campo, em abril de 1945.

A viagem de Merkel acontece duas semanas antes de um gesto histórico de reconciliação do Presidente Joachim Gauck em Oradour-sur-Glane, vila francesa quase dizimada por um massacre provocado pelas forças especiais SS, a 10 de junho de 1944.

Gauck vai ser o primeiro chefe de Estado alemão a prestar homenagem em Oradur-sur-Glane, situada a cerca de 400 quilómetros a sul de Paris, onde as tropas de elite nazis eliminaram 642 pessoas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório