Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Identificada a atiradora do YouTube: Nasim Aghdam, de 39 anos

Era uma ativista dos direitos dos animais e tinha vários canais no YouTube. Acusava o YouTube de filtrar os seus vídeos e dizia odiar a empresa. O seu pai já tinha alertado a polícia de que poderia dirigir-se para as instalações da gigante da internet.

Identificada a atiradora do YouTube: Nasim Aghdam, de 39 anos
Notícias ao Minuto

07:33 - 04/04/18 por Fábio Nunes

Mundo Estados Unidos

Já foi identificada a responsável pelo tiroteio no YouTube, esta terça-feira.

Nasim Aghdam, de 39 anos, foi a única vítima mortal do incidente. De acordo com a polícia, depois de ter ferido três pessoas, Nasim pôs termo à própria vida.

A mulher era uma grande crítica da plataforma, sendo que tinha vários canais no YouTube. Não obstante, alegava que era discriminada pela empresa, avança a Sky news. 

Nasim Aghdam, ativista dos direitos dos animais e vegan, queixava-se do número de visualizações que os seus vídeos tinham. "Estou a ser discriminada e filtrada no YouTube e não sou a única", acusava num dos seus vídeos.

No seu site, a mulher continuava com as críticas à plataforma de partilha de vídeos. Chegava a tecer comparações entre o YouTube e ditaduras, e recorreu, inclusive, a uma frase de Adolf Hitler. "Torna a mentira grande, torna-a simples. Continua a dizê-la e eventualmente eles vão acreditar". 

"Não há liberdade de expressão no mundo real e vocês serão reprimidos por dizerem a verdade que não é suportada pelo sistema. Os vídeos de utilizadores visados são filtrados e meramente relegados, para que as pessoas mal os vejam", destacava no seu site. "Não há uma oportunidade de crescimento igual no YouTube ou em qualquer outro site de partilha de vídeos. O teu canal vai crescer se eles quiserem!".

Na segunda-feira, o seu pai, Ismail Aghdam, tinha-a dado como desaparecida. Nasim foi encontrada na madrugada do dia seguinte a dormir no seu carro. Na altura, o pai alertou a polícia para o facto de a filha odiar o YouTube e de que poderia dirigir-se para lá. 

Katie Nelson, uma porta-voz da polícia de Mountain View, confirmou que os agentes encontraram Nasim a dormir no carro. No entanto, não confirmou se o pai da atiradora já os tinha alertado para aquilo que acabou por acontecer.

Como seria de esperar, entretanto o YouTube já eliminou os canais de Nasim da plataforma.  

Já na madrugada desta quarta-feira (hora portuguesa), as autoridades confirmaram que na base do tiroteio poderão ter estado motivações pessoais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório