Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Jornalistas de Desporto lançam campanha contra o assédio sexual

Algumas profissionais do meio desportivo relatam cenas de violência que sofreram enquanto trabalhavam. Vários clubes apoiam o movimento.

Notícias ao Minuto

16:44 - 03/04/18 por Sara Gouveia

Mundo Brasil

Mais de uma centena de mulheres da área desportiva uniram-se esta semana num movimento que pretende combater a violência moral e sexual de que são alvo no trabalho.

O movimento, criado por 52 jornalistas desportivas, chama-se #DeixaElaTrabalhar e pretende denunciar situações de machismo, que transformaram muitas destas mulheres num mundo de homens em vítimas.

A luta não se centra apenas nos desportistas e apoiantes de clubes que abusam em determinadas situações, foca-se também no próprio ambiente de trabalho.

O movimento começou no dia 25 de março, com um vídeo publicado nas redes sociais que pretendia demonstrar algumas dessas histórias de assédio e violência. Desde beijos indesejados, a ofensas e ameaças que recebem.

"Aconteceu com todas nós", diz uma das jornalistas nas imagens. "Somos mulheres e profissionais", diz outra, seguida de um "só queremos trabalhar em paz".

A página do manifesto #DeixaElaTrabalhar já conta com mais de 15 mil seguidores e clubes como o Chapecoense, o Corinthians, o Cruzeiro, o Flamengo, o Fluminense ou o Fortaleza, entre outros, fizeram mesmo questão de tornar público o seu apoio para com a causa.

Este é mais um movimento necessário e que se insere nos vários que têm surgido no Brasil nos últimos tempos. Todos tendo por base a defesa dos direitos das mulheres, a luta contra a objetificação feminina, e o combate à cultura misógina que ainda é perpetuada culturalmente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório