Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Pivots "reféns"? Grupo de media dos EUA lê mensagem a 'uma só voz'

Vídeo da Deadspin compilou pivots dos mais diversos canais do mesmo grupo com uma só mensagem. Nas redes sociais, as críticas não se fizeram esperar. Incluindo de pessoas que já tinham trabalhado para o mesmo grupo de media. Donald Trump também já reagiu às críticas.

Pivots "reféns"? Grupo de media dos EUA lê mensagem a 'uma só voz'
Notícias ao Minuto

11:52 - 02/04/18 por Pedro Filipe Pina

Mundo Sinclair Group

Nas redes sociais há quem lhes chame "reféns". E entre os que fazem esta afirmação incluem-se antigos pivots que, no seu tempo, leram também mensagens do grupo que os empregava.

Em causa está uma mensagem que foi lida nos mais diversos programas de informação local nos Estados Unidos.

A mensagem é da responsabilidade do Sinclair Broadcast Group, um grupo de media norte-americano proprietário de mais de 170 canais de televisão locais.

A mensagem versa "os perigos para a democracia" que algumas publicações de imprensa (que não chegam a ser nomeadas) alegadamente representam. Mas uma compilação montada pela Deadspin expôs a forma como esta mensagem foi repetida, pelas mesmas palavras, mudando apenas  a localização geográfica.

A montagem da Deadspin mostra, ao ponto da cacofonia, a forma como os diferentes pivots tiveram de ler a mesma mensagem.

Eis a compilação que foi partilhada, só no Twitter, por mais de 50 mil utilizadores por estes dias.

No Twitter, antigos pivots que trabalharam com o mesmo grupo de media dão conta que no passado também tiveram de ler mensagens semelhantes.

Um deles, como dá conta o Huffington Post, diz mesmo que parece "um vídeo de reféns", expressão que muitos outros utilizadores no Twitter que criticaram o vídeo acabaram também por usar.

O Sinclair Broadcast Group é conhecido pela sua agenda pró-conservadora. 

Quem saiu em defesa do grupo foi o próprio presidente dos Estados Unidos, que reagiu num tweet dizendo que o grupo Sinclair "é muito superior à CNN" e à NBC, "que é uma piada".

Este grupo já tinha sido alvo de um programa de John Oliver, o 'Last Week Tonight', em que se alertava para o risco de concentração de meios de comunicação social num único grupo de media.

[Notícia atualizada às 16h com o tweet de Donald Trump sobre o tema]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório