Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Racismo. Crianças afastam menino negro em parque infantil em Bilbau

Imagens ficaram virais nas redes sociais e geram debate sobre racismo em Espanha.

Notícias ao Minuto

11:08 - 02/04/18 por Pedro Filipe Pina

Mundo Chocante

Imagens captadas num parque infantil em Bilbau, Espanha, mostram como o racismo se pode encontrar na mais banal situação do dia a dia.

Uma criança entra acompanhada pela mão da mãe num parque infantil.

Primeiro, tenta brincar no escorrega, mas as outras crianças não a deixam subir para poder brincar. Empurram até o menino para o afastar.

A mãe, apesar do que vê, não se zanga e leva a criança para outra brincadeira, uma onde não está ninguém.

Durante alguns momentos a criança volta a brincar, acompanhada apenas pela mãe. Mas as mesmas crianças que não a deixaram brincar no escorrega acabam por não ficar satisfeitas com o que já fizeram. Descem do escorrega e vão até ao menino negro. Rodeiam-no e há uma rapariga em particular que aproveita até para dar uma pancada no menino.

A mãe, impotente perante o que vê, acaba por pegar no filho e sair do parque infantil. Eis o vídeo que está a gerar debate em Espanha e que nas redes sociais tem alimentado o debate sobre o racismo e a responsabilidade parental.

Como realça o El Periodico, as imagens não permitem perceber ao detalhe o que as crianças disseram nem a insistência em afastar a criança do parque infantil. Ainda assim, a forma como a criança é afastada por outras crianças levanta questões sobre o comportamento, não apenas dos meninos, mas dos próprios pais.

Um dos utilizadores de redes sociais que partilhou o vídeo é perentório: "Todos os negros espanhóis já passaram a dada altura por isto". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório