Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

"Não podemos baixar a guarda perante um Estado cada vez mais autoritário"

Numa mensagem gravada na prisão onde está detido na Alemanha, Carles Puigdemont apela aos catalães para continuarem a luta pela independência.

"Não podemos baixar a guarda perante um Estado cada vez mais autoritário"
Notícias ao Minuto

08:47 - 02/04/18 por Fábio Nunes

Mundo Carles Puigdemont

Carles Puigdemont encontra-se preso há cerca de uma semana mas não baixa os braços na sua cruzada pela independência da Catalunha. Numa mensagem de voz gravada durante a visita que recebeu do deputado alemão Diether Dem, do partido de extrema-esquerda Die Linke, o antigo líder da Generalitat realçou o comportamento autoritário do estado espanhol, de acordo com a BBC.

“Como mensagem, gostava de dizer que temos de continuar. Temos de continuar como somos, defendendo os nossos direitos que são reconhecidos pelas Nações Unidas, pois temos total direito de decidir o nosso futuro”, afirma Puigdemont.

“Não podemos baixar a nossa guarda perante um Estado que está a tornar-se cada vez mais autoritário e que está a limitar os nossos direitos. Vamos continuar a fazer as coisas como fazemos, de uma forma não-violenta e civilizada como temos mostrado ao mundo nos últimos anos. É assim que os catalães fazem as coisas”, acrescentou.

O antigo líder catalão reforçou esta ideia num tweet com um link da Catalunya Radio onde se pode ouvir a sua mensagem áudio.

Puigdemont está detido numa prisão perto da cidade de Neumünster. Os juízes alemães têm até maio para decidir se o vão extraditar para a Espanha.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório