Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Violência na Faixa de Gaza: Vídeo mostra palestino a ser abatido

Alertamos para o facto de as imagens abaixo poderem ferir a suscetibilidade dos leitores.

Violência na Faixa de Gaza: Vídeo mostra palestino a ser abatido
Notícias ao Minuto

16:03 - 01/04/18 por Melissa Lopes

Mundo Confrontos

Os confrontos na Faixa de Gaza mancharam de sangue a última sexta-feira, tendo soldados israelitas abatido 16 palestinianos e ferido mais de 1.400 durante o protestos.

Um dos que perdeu a vida foi Abed el-Fatah Abed e-Nabi, de 18 anos. É justamente este um dos jovens que surge nas imagens abaixo, a correr à procura de refúgio durante os confrontos com o Exército israelita, confirmou o comité organizador do protesto, escreve o La Vanguardia

As imagens abaixo, sublinhe-se, podem ferir a suscetibilidade dos leitores. Nele é possível ouvir aquilo que se presume ser os soldados israelitas a abrir fogo contra as palestinianos, enquanto se ouve gritos de desespero ‘'Allahu Akbar”.

Depois de uma longa corrida debaixo de fogo, vê-se um dos jovens a cair, após ser alvejado, e de imediato uma multidão o rodeia.

Dezenas de milhares de palestinianos, incluindo mulheres e crianças, recorde-se, convergiram na sexta-feira para a barreira fronteiriça que separa a Faixa de Gaza de Israel, no protesto ‘A grande marcha do regresso’.

A jornada, na qual morreram 16 palestinianos e ficaram feridos mais de 1.400, é considerada a mais mortífera desde 2014, ano da última guerra entre Israel e o movimento radical islâmico da Palestina Hamas.

A violência extrema na Faixa de Gaza levou a que o Conselho de Segurança da ONU se reunisse de emergência, tendo o secretário-geral, António Guterres, exigido uma investigação independente. Por seu turno, o  embaixador palestiniano na ONU  criticou o facto de a ONU não ter condenado aquilo que apelidou de "massacre hediondo". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório